O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em uma entrevista na TV, na quarta-feira (26), que o líder russo, Vladimir Putin, de 72 anos, “vai morrer em breve”. Ele não deu mais detalhes sobre a afirmação, mas ela foi feita no momento em que tabloides sensacionalistas do Reino Unido, como “The Sun”, têm feito seguidas especulações sobre problemas de saúde do presidente da Rússia.
A declaração de Zelensky foi feita quando ele estava em Paris, onde pediu aos aliados europeus que não suspendessem as sanções à Rússia.
“Uma das coisas que ele mais teme é perder o poder”, afirmou Zelensky. “Isso depende da estabilidade da sociedade, mas também da idade dele. Ele vai morrer logo, isso é fato. Tudo vai acabar então”, comentou Zelensky durante a entrevista, segundo a emissora de TV dos EUA CNN.
A declaração se deu depois de uma reunião de Zelensky com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris — na qual o ucraniano disse que esperava que os EUA tivessem poder suficiente para pressionar a Rússia a um cessar-fogo incondicional.
Anteriormente, Moscou havia apresentado condições para uma interrupção dos ataques no Mar Negro, por 30 dias — obtida com a mediação de Washington. A hesitação de Putin em aceitar a trégua tem sido vista pelos EUA como uma forma de Moscou ganhar tempo e obter mais concessões da comunidade internacional.