Oito unidades hoteleiras da rede de hotéis UI e Bina serão privatizadas por via de um concurso limitado por prévia qualificação, anunciou esta sexta-feira (11) o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
A privatização das referidas unidades hoteleiras, localizadas nas províncias do Bengo, Zaire, Lunda Sul, Namibe e Uige foi autorizada pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no Despacho Presidencial n.º 98/25, de 31 de Março.
Inseridas no Programa de Privatizações 2023-2026, caberá à ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a tarefa de conduzir o processo, incluindo a definição da modalidade mais adequada para cada activo, a constituição da comissão de negociação, a aprovação das peças do procedimento e a adjudicação das propostas.
No outro despacho, o Presidente João Lourenço autorizou a transferência de 15 unidades hoteleiras da rede IKA e BINA, em fase de construção inferior a 50%, que, doravante, passam a esfera do Estado, que ficará responsável pela criação de parcerias com entidades públicas e privadas, viabilizando a conclusão das obras, a eventual reconversão de finalidade e a comercialização ou cessão dos activos.
As unidades em construção estão localizadas nas províncias do Bengo, Moxico, Malanje, Zaire, Cuanza Norte, Cunene, Uíge e Benguela.