CPLP +

Nova rota marítima conecta China e Brasil

Bernardo Bunga

17 Abril, 2025 - 20:05

Bernardo Bunga

17 Abril, 2025 - 20:05

O Porto do Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, testemunhou um marco estratégico na logística marítima internacional, ao inaugurar uma nova rota de navegação com ligação directa à Ásia, especificamente aos principais portos da segunda maior economia do mundo, a China, noticiou a Folha de São Paulo nesta quarta-feira (16), citado pela agência de notícias oficial do governo chinês, Xinhua

Baptizada de Serviço Santana, a iniciativa marca uma inflexão na logística internacional ao reduzir pela metade o tempo de navegação entre os dois polos.

A medida representa um salto qualitativo na integração comercial transoceânica, ao reduzir substancialmente em aproximadamente 50% o tempo de trânsito entre os dois extremos geográficos, diminuindo-o de 60 para 30 dias, escreve a Folha de São Paulo.

O anúncio faz referência que, para os produtos oriundos do Ceará, como frutas e carnes cujas características perecíveis exigem logística ágil e eficiente, a nova rota implicará numa redução de 14 dias no prazo de entrega, criando uma vantagem logística concreta diante de mercados asiáticos altamente exigentes em termos de frescos e qualidade.

A nova rota marítima entre o Brasil e a Ásia é operada pela gigante global Mediterranean Shipping Company (MSC), em estreita colaboração com a APM Terminals, e representa um novo corredor estratégico para o comércio exterior brasileiro.

A rota contempla escalas nos principais hubs portuários da Ásia, como Yantian, Ningbo, Shanghai e Qingdao (China), Busan (Coreia do Sul), Mundra (Índia) e Cingapura, fortalecendo uma malha logística de alta densidade entre os maiores centros manufactureiros do planeta e o Nordeste brasileiro.

Após as escalas asiáticas, os navios atravessam o Oceano Pacífico e realizam o trânsito interoceânico através do Canal do Panamá, com paradas logísticas nos portos de Cristóbal (Panamá) e Caucedo (República Dominicana). Daí, a embarcação chega directamente ao Porto do Pecém, ponto de entrada no Brasil e porta de acesso privilegiada ao Atlântico Sul.

O curso segue então por uma rota nacional complementar, com escalas estratégicas em Suape (Pernambuco), Salvador (Bahia) e Santos (São Paulo), antes de reiniciar o ciclo de retorno à Ásia.

De acordo com a Xinhua, a expectativa é que o complexo atraia investimentos de pelo menos 2,5 biliões de reais (US$ 500 milhões).

Partilhar nas Redes Sociais

Leia também

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês