Empresas & Negócios

Chineses e moçambicanos na corrida para compra de fábricas do CIF

Adnardo Barros

23 Abril, 2025 - 17:58

Adnardo Barros

23 Abril, 2025 - 17:58

Os leilões enquadram-se no programa de privatizações do governo de Angola, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 156/19, a 20 de Agosto, com o objectivo de promover o crescimento económico de Angola por meio da redução da participação do Estado na economia e da promoção do investimento privado

Três empresas chinesas e uma moçambicana foram qualificadas para participarem do leilão de duas fábricas do grupo CIF, promovida pelo Estado angolano, anunciou o Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE).

Foram qualificadas para concorrer à privatização da fábrica de Cerveja (Lowenda), cujo leilão está marcado para esta quinta-feira (24), as empresas chinesas Rushan Shuguang Cerveja LTD e a Unique Beverages (pertencente ao grupo indiano Noble Group).

Já para corrida à fábrica de Cimento CIF e Centro de Logística, com leilão previsto para a próxima segunda-feira (28), estão os consórcios angolano Griner/Ciment/Mercons e chinês H&S/Yupeng, e as empresas Huaxin Cement, LTD (chinesa) e a Moçambique Dugongo.

Entretanto, o comunicado refere que, para qualificação de concorrentes para a fábrica de montagem de automóveis, qualifica o único concorrente OPAIA S.A. para o lance da proposta na plataforma electrónica, no dia 29 do corrente mês.

Os referidos activos já tinham ido a concurso limitado por prévia qualificação, em Maio do ano passado, e, num segundo momento, em Outubro, antes detidas pelos generais Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’ e Leopoldino do Nascimento ‘Dino’.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês