Acedi ao convite da revista O Telegrama, que me lisonjeia, para participar na escolha da “personalidade nacional de 2023”.
Sendo pública a minha actividade, nas funções de Ministra das Finanças, que exerço enquanto for merecedora da confiança em mim depositada pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, tal convite condiciona-me. Sem bajulação, João Manuel Gonçalves Lourenço é, sem dúvida, a personalidade que mais se destacou em Angola no decurso de 2023.
Afirmá-lo tem riscos de percepção, num tempo em que não se escutam e muito menos se lêem argumentos, consumidos na espuma dos dias que alimenta as redes sociais. Dir-se-á imediatamente: nomeou o Presidente da República porque quer segurar o lugar de Ministra, é mais uma bajuladora. Mas não o faço por bajulação, e sim por reconhecer no nosso Presidente a coragem, a determinação e o compromisso com a Nação que nos motiva a continuar a servir, não obstante todas as adversidades.
Sem prejuízo disso, a “figura nacional do ano” é, também, o Povo de Angola, que, como em tantos momentos da nossa História, manteve em 2023 as virtudes colectivas de se reinventar em meio às dificuldades e de manter o humor ácido e a crítica construtiva.
Pela coragem, bravura e resiliência, rendo homenagem a esse Povo e ao seu Líder. E a ambos reitero: muito obrigada pela confiança!
NOTA:
Leia o conteúdo completo desta Edição Especial na edição impressa n.º4 de 20 de Dezembro de 2023.