Finanças & Wall Street

Nova administração do Banco Yetu é conhecida sábado

Nelson Francisco Sul

9 Abril, 2024 - 17:02

Nelson Francisco Sul

9 Abril, 2024 - 17:02

Formalmente, o mandato de Abrahão dos Santos Gourgel e Mário Gourgel Gavião, os dois principais gestores do Banco Yetu, terminou no dia 31 de Dezembro de 2023. Os cinco accionistas vão agora decidir se os dois funcionários de topo permanecerão à frente da instituição bancária

Esta guardada a sete chaves a lista dos nomes que vão compor e abandonar os órgãos sociais do Banco Yetu. No segundo piso da Torre Maculusso, na rua Frederico Welwitsch, em Luanda, paira um clima de secretismo à volta da futura administração do banco detido em 75,96% pelo banqueiro Elias Piedoso Chimuco.

Fonte do O Telegrama dá conta da continuidade de Abrahão Pio dos Santos Gourgel nas funções de presidente do Conselho de Administração, assim como a de Maria Henriques da Silveira, actual vice-presidente do banco e antiga administradora executiva do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Há incertezas quanto à continuidade de Mário Gavião na presidência da Comissão Executiva, entretanto, o facto de ter cumprido apenas um mandato, iniciado a 19 de Abril de 2021, é possível que os accionistas venham a subscrever a continuidade de Gavião na condução do órgão de gestão corrente do Banco. Mas nada está garantido, até porque, desde a sua fundação, a 18 de Setembro de 2015, nenhum dos antecessores de Gavião cumpriu dois mandatos, nomeadamente, António André Lopes (que chegou a renunciar ao cargo para assumir a liderança do BPC) e Paulo da Cunha Fontes (2018-2021).

No próximo sábado, 13 de Abril, de acordo com a convocatória datada de 12 de Março, assinada pelo presidente da mesa da Assembleia-Geral e accionista maioritário, Elias Piedoso Chimuco, o Banco Yetu reúne os accionistas para, além da eleição dos órgãos sociais para o triénio 2024-2026, passar em revista o desempenho da administração e a fiscalização da sociedade em 2023.

DÉCIMO QUARTO BANCO

Os donos do banco com activos estimados em 129 mil milhões de kwanzas vão ainda deliberar sobre o relatório de gestão e as contas do ano transacto e o relatório de governo societário.

No exercício civil de 2023, o Banco Yetu ocupou o 14.º lugar entre os bancos mais lucrativo da banca nacional, apresentando um resultado líquido positivo de 8,816 mil milhões de kwanzas.

A estrutura societária do banco é constituída em 86,31% pelo casal Elias Chimuco e Margarida Andrade, seguindo Deolindo Bule Chimuco (irmão de Elias Chimuco), com 10,35%, e as restantes participações estão em nome do ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos (1,67 %), e Manuel Francisco Tuta (1,67 %).

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês