De nacionalidade mexicana, Elisa de Anda Madrazo iniciou seu mandato de dois anos como presidente da força-tarefa do Grupo de Acção Financeira (GAFI), em substituição do singapurense Raja Kumar, cujo mandato foi assumido entre 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2024. A nova presidente assumiu funções com base na política funcional de presidência rotativa adoptada pelo organismo intergovernamental que promove estratégias contra o branqueamento de capitais.
Com mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança no sector de combate à lavagem de dinheiro (AML) e combate ao financiamento do terrorismo (CFT), desempenhou variadíssimas funções como a de vice-presidente da entidade por três anos.
Anteriormente, Madrazo actuou como chefe da delegação mexicana e co-liderou os esforços daquele país sul-americano para a sua Avaliação Mútua em 2016-2017. Da biografia profissional consta, ainda, a sua passagem como vice-presidente da Rede Global e do Grupo de Coordenação, que supervisiona a colaboração com e dentro dos nove Órgãos Regionais do GAFI, bem como com os observadores do GAFI.
A nova líder da entidade intergovernamental, criada com o propósito de proteger o sistema financeiro e a economia em geral contra as ameaças de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e da proliferação das armas de destruição em massa, através do desenvolvimento e da promoção de padrões internacionais de prevenção à lavagem, foi conselheira sénior do Ministério das Finanças do México, e quadro de primeira linha da Unidade de Inteligência Financeira, além de ter exercido funções diplomáticas como Adida Chefe da Embaixada do México em Washington, D.C.
Antes de ingressar no governo mexicano, Elisa trabalhou para o sector privado como associada de um escritório de advocacia por mais de seis anos. O seu mandato termina a 30 de junho de 2026.