A sociedade distribuidora e valores mobiliários do grupo Banco de Fomento Angola, a BFA Capital Markets, vai mudar de rosto na presidência da Comissão Executiva. O nome escolhido é Odair José Rodrigues Costa, um executivo de 40 anos, que conta com 17 de experiência profissional no mercado financeiro.
O conselho de administração da unidade pertencente ao BFA, cujo chairman é Luís Roberto Fernandes Gonçalves, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas o O Telegrama sabe que Odair Costa inicia funções no dia 10 de Fevereiro. Terá um mandato de 3 anos.
Licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade Técnica de Lisboa, detendo ainda uma pós-graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa, o futuro Chief Executive Officer da BFA Capital Markets, iniciou carreira no português Banco BEST e, mais tarde, imigrou para o angolano Banco Valor, desempenhando a função de Gestor de Carteira de Investimento (Trader).
Na sociedade gestora de mercados regulamentados (BODIVA), antes de integrar ao board, este executivo foi coordenador do Departamento de Negociações (Head of Trading), durante cinco anos, responsável pelo processo de implementação e desenvolvimento dos diversos segmentos de mercado, como as obrigações, acções e outros instrumentos.
Constituído em Setembro de 2022, a BFA Capital Markets despede-se da sua primeira presidente da Comissão Executiva, Suzeth Bravo da Rosa, uma executiva com 19 anos de casa, que escalou todos os degraus até assumir a unidade distribuidora e valores mobiliários da entidade financeira, passando por funções de gestora de clientes, gerente, subdirectora, directora regional de Oil & Gas e directora de empresas, responsável pelos segmentos de Oil & Gas, Institucional e Recursos minerais.
Os dados financeiros mais recentes, referentes ao segundo trimestre de 2024, colocam a BFA Capital Markets no terceiro lugar do ranking dos mais lucrativos no mercado de correctagem e valores mobiliário, somando um lucro de AOA 539 milhões (US$ 627 mil).