A liderança do Access Bank PLC anunciou, nesta quarta-feira (5), a realização de uma “Conferência de Comércio da África”, que terá lugar na Cidade do Cabo, África do Sul, onde receberão palestrantes internacionais que irão abordar sobre a transformação económica do continente.
“A Conferência de Comércio de África representa um passo crucial na redefinição do potencial comercial de África. Ao criar plataformas para o diálogo, inovação e soluções concretas, o Access Bank está a permitir que as empresas africanas se conectem e prosperem na economia global.”, afirmou o CEO do grupo nigeriano Roosevelt Ogbonna, citado no comunicado de imprensa.
De acordo ainda com o documento, o evento reunirá um conjunto de oradores experientes e executivos de topo de bancos internacionais líderes, Instituições de Financiamento de Desenvolvimento (IFD’s) e líderes empresariais africanos.
Ao destacar a visão do fórum, o director executivo das subsidiárias africanas da entidade financeira nigeriana, Seyi Kumapayi, considerou ser esta “uma plataforma não só para abordar os desafios comerciais de África, mas também para promover as oportunidades do continente. Através de parcerias estratégicas, soluções financeiras personalizadas, baseadas na ética da sustentabilidade, estamos a abrir caminho para que as empresas africanas se afirmem no palco global.”
Outro objectivo é fomentar a colaboração entre as principais partes interessadas, explorar soluções inovadoras, práticas comerciais sustentáveis e estratégias para expandir a economia africana nas cadeias globais de valor.
A conferência reunirá as vozes mais influentes do comércio, finanças e política. Com presença em 24 países, sendo 16 em África, o Access Bank informa que o evento “confere uma vantagem única na facilitação do comércio inter e intra-africano”, posicionando-se, por outro lado, “como um player-chave na resolução das complexidades comerciais e na promoção de um crescimento inclusivo em todo o continente”.