É um regresso triunfante de Donald Trump a Washington depois da vitória esmagadora do Partido Republicano nas eleições do passado dia 5 de novembro. No encontro na Casa Branca, o presidente Joe Biden prometeu uma transição “suave” e Trump agradeceu, prometendo que “será o mais pacífica possível”.
Quando Joe Biden ganhou as eleições em 2020, Donald Trump – que contestou os resultados – recusou receber o sucessor na Casa Branca. Apesar dessa passagem turbulenta, Biden convidou o republicano para o encontro na Sala Oval, recuperando a tradição após o interregno imposto por Trump. Uma tentativa de transmitir a aceitação democrática dos resultados eleitorais.
“Muitos parabéns, Donald”, disse Joe Biden cumprimentando o sucessor com um aperto de mão em frente à lareira do gabinete de trabalho do Presidente, acrescentando que estava “ansioso por uma transição suave” de poder.
O presidente eleito, Donald Trump, respondeu com uma promessa idêntica e agradeceu o convite a Biden.
“Muito obrigado”, disse Trump, acrescentando que “a política é difícil. E, em muitos casos, não é um mundo muito agradável. Mas é um mundo agradável hoje e eu agradeço muito isso”.
Antes do encontro na Casa Branca, Trump encontrou-se com Elon Musk para uma sessão com os republicanos da Câmara dos Representantes a quem disse que é “bom ganhar”, sendo aplaudido de pé.
Este encontro marca o início da transição de poder que culmina com a tomada de posse – ou investidura – de Trump marcada para 20 de janeiro do próximo ano.
(Notícia atualizada às 16:45)