O acordo do cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, de acordo com o anúncio do gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu (Bibi), entrou em vigor às 11:15 locais (10:15 em Luanda).
Segundo a Lusa, Israel fez o anúncio depois de receber do Hamas os nomes dos três reféns que serão libertados hoje como parte do acordo, e depois de informar as suas famílias. O cessar-fogo na Faixa de Gaza começou com quase três horas de atraso relativamente à hora inicialmente prevista.
Entretanto, neste sábado, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu avisou que Israel não prosseguirá com o cessar-fogo em Gaza até receber uma lista dos reféns que serão libertados pelo Hamas na primeira fase do acordo, num total de 33 reféns.
“Não avançaremos com o acordo até recebermos a lista de reféns que serão libertados, conforme acordado. Israel não tolerará violações do acordo. A única responsabilidade cabe ao Hamas”, disse Netanyahu citado num comunicado.
Ainda neste domingo, horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo, o Exército israelita efetuou ataques a cidade palestiniana de Sderot, segundo vários mídias ocidentais no local.