Em Foco

Corredor do Lobito em debate na “reunião de primavera” em Washington

José Praia

21 Abril, 2025 - 11:53

José Praia

21 Abril, 2025 - 11:53

O investimento em infraestrutura e transporte no Corredor do Lobito será tema de debate numa mesa-redonda, em Washington, com a presença da ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, o ministro dos Transportes, Ricardo d´Abreu, e o presidente do Fundo Soberano, Armando Manuel, como principais intervenientes da comitiva angolana

A partir desta segunda-feira, uma equipa composta por mais de seis membros em representação do Governo, liderada por Vera Daves de Sousa, participa nas reuniões de primavera promovida pelo Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). O evento, que decorre em Washington, com data de termino no próximo sábado (26), vai reunir altos representantes das finanças e os principais players da economia internacional.

A comitiva de Vera Daves de Sousa vai participar em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para analisar a conjuntura macroeconómica internacional, bem como questões concretas da região africana.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Finanças, o Atlantic Council (Atlantic Council of United States), um think tank norte-americano no campo das relações internacionais, com sede em Whashington D.C, convidou os ministros das Finanças e dos Transportes para participarem da mesa-redonda que abordará o “Papel do Investimento em Infraestrutura e Transporte no Corredor do Lobito”.

Estão, ainda, agendadas seminários e painéis de discussão de alto nível, como a reunião do Comité de Desenvolvimento, da Constituência da ANSA (Angola, Nigéria e África do Sul) junto do Banco Mundial e da Constituência 1 junto do FMI. Outro destaque recai para os fóruns de governadores dos Bancos Centrais junto ao AfG1 (FMI) e de investidores soberanos promovidos por bancos da praça mundial.

Daves de Sousa vai ainda integrar o grupo de trabalho de Alto Nível sobre a Arquitectura Financeira Global, sendo que a nível técnico a equipa por si liderada manterá encontros com o Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, com o Departamento de Capital Humano do Banco Mundial, entre outros.

Partilhar nas Redes Sociais

Leia também

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês