O subcomité de supervisão bancária e estabilidade financeira dos Bancos Centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne a cúpula entre 26 a 28 de Fevereiro, para mais uma reunião a fim de avaliar a estabilidade financeira na região.
Os governadores dos bancos centrais da SADC, incluindo especialistas do Banco da Inglaterra, que estarão reunidos em Benguela, irão abordar temas como a implementação das recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) sobre prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
A par de Angola, que integrou a lista cinzenta em Outubro de 2024, na região da SADC encontram-se ainda nesta lista a Africa do Sul, República Democrática do Congo, Moçambique e Tanzânia.
Serão ainda debatidos o quadro para a resolução e gestão de crises transfronteiriças, política macroprudencial, harmonização das ferramentas de regulação e supervisão bancária, prestação de informação sobre responsabilidade de crédito, bem como o desenvolvimento das tecnologias de regulação e supervisão bancária.