O presidente americano Joe Biden não viajará mais para o exterior nesta semana, pois um grande furacão se aproxima do estado da Flórida.
Dada a trajetória e a força projetadas do furacão Milton, o presidente Biden está adiando sua próxima viagem à Alemanha e Angola para supervisionar os preparativos e a resposta ao furacão Milton, além da resposta contínua aos impactos do furacão Helene no sudeste”, anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em uma declaração por escrito nesta terça-feira (8).
Biden havia agendado uma grande cúpula para o próximo sábado na Alemanha, com os líderes da França, do Reino Unido e de outros países europeus reservando um tempo para viajar para uma base aérea dos EUA para negociações sobre o apoio contínuo à Ucrânia.
No dia seguinte, viajaria para Luanda, numa deslocação que serviria para formalização do projecto do corredor do Lobito, uma rota comercial alternativa para a importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola, que está a tornar-se uma das mais importantes no escoamento de minérios e produtos africanos.
A viagem do presidente norte-americano, abriria a um novo capítulo na estratégia diplomática com Angola, vista como uma tentativa de redução da influência de Pequim ao continente africano. Luanda ainda não reagiu à decisão da Casa Branca.