Em Foco

Kwanza bate recorde de estabilidade face ao dólar

Bernardo Bunga

16 Janeiro, 2025 - 17:37

Bernardo Bunga

16 Janeiro, 2025 - 17:37

Desde o dia 23 de Dezembro de 2024, o Kwanza tem mantido uma paridade estática em relação ao dólar norte-americano, situando-se no patamar de 912 kwanzas por unidade da moeda estrangeira. Simultaneamente, a moeda nacional registou uma desvalorização acumulada de 15% no mesmo período face ao Euro, moeda de referência na União Europeia, representando alterações distintas na relação cambial entre o Kwanza, o dólar e o euro

Os dados disponibilizados pelo Banco Nacional de Angola (BNA) referentes à taxa de câmbio revelam que, para a aquisição de 1 dólar norte-americano, são exigidos 912 kwanzas. Essa relação cambial tem-se mantido inalterada há mais de três semanas, 25 dias até esta quinta-feira, traduzindo-se em uma estabilização do Kwanza frente à moeda da maior economia do mundo.

Durante esse período, a moeda angolana não apresentou variações, seja em termos de valorização ou desvalorização em relação ao dólar, evidenciando uma estabilidade nominal no mercado cambial, no que ao dólar diz respeito.

A estabilidade actual do kwanza em relação ao dólar, mantendo-se estático por mais de 22 dias, marca um episódio inédito desde a implementação do regime de câmbio flutuante pelo BNA em 2018, na altura sob governação de José de Lima Massano.

A única ocorrência que se aproxima desse intervalo de estabilidade aconteceu em 2021, quando a moeda nacional permaneceu sem alterações entre 31 de Maio e 21 de Junho, com a cotação de 1 dólar sendo fixada em AOA 642 durante 22 dias.

No dia 2 de Outubro passado, o BNA havia disponibilizado cerca de US$ 250 milhões aos bancos comerciais para a cobertura das operações cambiais destinadas à importação de bens alimentares e medicamentos, sendo que US$ 71 milhões foram vendidos à taxa de 935 kwanzas por cada dólar.

No período anterior ao comunicado (01 de Outubro), a moeda norte-americana estava cotada a 951 Kwanzas. No dia 03 de Outubro, a cotação recuou para AOA 915 por dólar. Esta valorização da moeda nacional foi influenciada pela intervenção pelo Banco Central no mercado cambial, levando a valorização de 4% do kwanza frente ao dólar norte-americano em dois dias.

Em 2024, a taxa média de câmbio do kwanza face ao dólar foi de aproximadamente 870 kwanzas por 1 dólar, o que representou um aumento substancial de 26% em comparação ao valor registado em 2023, quando a média foi de 693 kwanzas por dólar.

O mês de Janeiro destacou-se como o período de maior valorização do kwanza, com a taxa de câmbio média atingindo 588 kwanzas por 1 dólar.

Partilhar nas Redes Sociais

Bernardo Bunga

EDITOR DE ECONOMIA & OIL

Bernardo Bunga é Editor de Economia & Oil no O Telegrama e possui mais de 5 anos de experiência em análise económica e planeamento financeiro. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), detém, também, o bacharel em Gestão Financeira pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN). Fez parte da equipa de consultores que prestou consultoria ao Banco Mundial, ao Ministério do Planeamento e ao Ministério das Finanças para a harmonização de salários e subsídios dos projectos da representação em Angola do Banco Mundial. Actuou como consultor na Global Education e na Knowledge – Consultores & Auditores. Possui formações em planeamento e estratégia de tomada de decisão, teoria das restrições – Lean e Six Sigma (TLS), Excel Avançado e Análise de Dados.

Leia também

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês