Durante o segundo semestre de 2024, os centros de reclamações das seguradoras e entidades gestoras de Fundos de Pensões registaram um total de 337 processos de reclamações dos tomadores de seguros, beneficiários e terceiros lesados, representando um aumento de 18%, comparativamente ao igual período de 2023, em que foi registado 286 reclamações, informou a Agência Angolana de Regulação e Supervisão e Seguros (ARSEG).
A ENSA – Seguro de Angola registou noventa e uma (91) reclamações, o que representa um aumento de 27%. Com este número, a companhia de capitais maioritariamente público é, pelo terceiro ano consecutivo, campeã das insatisfações por parte dos clientes, num universo de vinte uma (21) seguradoras e entidades gestoras de fundos de pensões que apresentaram os dados relativos aos processos de reclamações junto da ARSEG.
Na segunda posição surge a Nossa Seguros, detido pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), com 48 reclamações apuradas, um peso de 14%, informou a entidade reguladora e de supervisão.
Fecha o pódio da insatisfação dos clientes e com peso de 12% a portuguesa Fidelidade Seguros, ao registar 41 reclamações.
A Global Seguros, S.A, com 35 reclamações (10%), está em quarto lugar e os sul-africanos da Sanlam Angola tiveram 29 reclamações (9%).
A Prudencial Seguro foi a seguradora que não apresentou registo de reclamações no período em análise.