Empresas & Negócios

Negócios familiares em debate em Luanda

José Praia

17 Fevereiro, 2025 - 21:04

José Praia

17 Fevereiro, 2025 - 21:04

A conferência realizar-se-á na Universidade Católica de Angola, numa organização da agência de estratégia empresarial e consultoria de comunicação ARC, e conta com a parceria da consultora Ernest Young (EY), a Católica Business School e a Dentons Lead – Advogados Associados. No centro do debate, abordar-se-ão os “negócios familiares

A relevância dos grupos económicos familiares vai ser discutida nesta terça-feira (18), em Luanda, num evento que vai juntar vários especialistas para uma abordagem sobre os negócios de família e o seu contributo para a economia, tocando em aspectos como a estrutura e governança das empresas familiares, resolução de conflitos, sucessão planejada, tomada de decisão, protocolos familiares e experiências internacionais.

No evento, serão apresentados alguns casos de sucesso de negócios familiares em Angola, com a partilha de experiências por parte de alguns empresários nacionais.

Os “painéis de debates” contarão com a presença de figuras de referência do tecido empresarial e profissional, como é o caso de Adérito Areias, um nome conhecido que comanda um dos maiores grupos económicos familiares no país, o Grupo Adérito Areias, que actua nos sectores da pescaria, salineiro, agropecuária, entre outros.

Carlos Cunha, empresário do sector imobiliário e fundador da Casa 70, é outro nome conhecido no empresariado nacional, que vai partilhar a sua visão sobre os negócios familiares.

“As empresas são um elemento fundamental do ambiente de negócios. É importante parar, analisar e partilhar as experiências. As empresas familiares precisam disso para crescer e se tornarem fortes e competitivas no mercado, olhando, não só para o que elas valem em termos económicos e financeiros, mas principalmente para a força do seu legado social, tendo como base valores e princípios que as famílias transmitem inter-geracionalmente”, afirmou Cunha, citado no comunicado da Sinergia, plataforma de eventos criada em 2024, pela agência ARC – Estratégia Empresarial e Consultoria de Comunicação.

Entre os prelectores estarão também Samuel Candundo, ex-Chief Executive Office (CFO) e actual administrador-não executivo do Grupo Carrinho.

Naiole Cohen, perita contabilista e membro do conselho estratégico da consultora EY, professora universitária e consultora, Milton Melo, partner da EY, e o advogado Miguel Castro Pereira, são alguns dos especialistas que integram os painéis.

Partilhar nas Redes Sociais

José Praia Pedro

EDITOR DE EMPRESAS & MERCADOS

No início do verão de 2024 juntei-me à equipa de jornalistas da revista O Telegrama, dividido entre a Editoria de Economia & Oil e a Editoria de Empresas & Mercados. Professor de matemática, fiz licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN). Tenho a responsabilidade de manter debaixo de olho tudo o que se passa no panorama dos negócios empresariais e, sobretudo, nos mercados financeiros domésticos e internacionais, desde a ‘Bolsa de Luanda’ (BODIVA), de New York Stock Exchange (NYSE) e NASDAQ, passando pela chinesa Shanghai Stock Exchange Euronext; Hong Kong, Saudi Exchange até a Bolsa de Valores de Londres ou, se preferirem, London Stock Exchange.
error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês