O VI Fórum da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), realizado ontem, quinta-feira (13), destacou os maiores intermediários de valores mobiliários com maior desempenho em 2024.
Sob o tema “Caminho para a Bolsa”, esta edição contou, pela primeira vez, com o discurso de Cristina Dias Lourenço, nas vestes de presidente da Comissão Executiva interina, tendo destacado a importância do crescimento contínuo do mercado de capitais e dos esforços feitos para consolidação e dinamismo do mercado.
“Os números apresentados são reflexo do esforço conjunto do sector para consolidar um mercado sólido e dinâmico”, disse Cristina, acrescentando que “a confiança dos investidores e o aumento expressivo das transacções demonstram que estamos no caminho certo para fortalecer o mercado nacional e atrair mais capital para a nossa economia”.
O evento que serviu para a apresentação dos números do mercado em 2024 premeou, também, as cinco instituições com melhor performance.
Destaque para a ÁUREA, que arrebatou quatro categorias, nomeadamente, maior número de contas de custódia, maior montante negociado no mercado de bolsa de acções, maior contributo e dedicação na estruturação de OPVs (Oferta Pública de Venda) e desenvolvimento e inovação tecnológica.
Seguiu-se a BFA Capital Markets, com três distinção, nomeadamente, Maior Montante Negociado nos Mercados BODIVA, Maior Montante Negociado no Mercado de Bolsa de Unidades de Participação e Maior Montante Negociado no Mercado de Operações de Reporte.
Por sua vez, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) arrecadou duas distinções: emitente com maior capitalização bolsista e acção com maior performance.
Com apenas uma distinção, estiveram a BFA Gestão de Activos, a Eaglestone e a Hemera Capital Securities, destinguidos com o prémio, repectivamente, maior número de integrações na Cevama, maior montante negociado no mercado de bolsa de títulos do tesouro e maior evolução no ranking de performance de mercado.
Números da bolsa
De acordo com os números avançados, em 2024, foram realizados 10 328 negócios nos mercados regulamentados da BODIVA, movimentando cerca de AOA 6 biliões. A taxa média anual de crescimento registada nos últimos oito anos atingiu 69,94%, o que espelha o dinamismo do sector e a confiança crescente dos investidores nas soluções oferecidas.
A distribuição trimestral do volume negociado revelou que o terceiro trimestre foi o mais activo, com cerca de AOA 2,13 biliões transaccionados. Observou-se, ainda, que 88,12% das transacções ocorreram em ambiente bilateral e 11,88% em ambiente multilateral.
No que concerne à maturidade dos títulos negociados, registou-se uma concentração em títulos com maturidade residual de até cinco anos, com destaque para os títulos de 2029, que representaram 29% do volume negociado. Em termos de transacções, os títulos com maturidade em 2034 corresponderam a 26,69% dos negócios realizados.
A diversificação do mercado foi evidente na distribuição dos valores mobiliários transaccionados. As operações de reporte representaram 48,75% do montante negociado, seguidas das Obrigações Tesouro Moedas Estrangeiras (27%), Obrigações Tesouro Não Reajustáveis (18,02%), Bilhetes do Tesouro-364 dias (5,61%), OT-TXC (0,48%), Acções (0,07%), Obrigações Privadas (0,06%) e Unidades Participação (0,005%).