Finanças & Wall Street

Dinis Mendes sai do Standard Bank e prepara-se para dirigir um novo banco em 2025

Nelson Francisco Sul

2 Dezembro, 2024 - 19:31

Nelson Francisco Sul

2 Dezembro, 2024 - 19:31

O gestor português vai agora estar à frente de uma nova instituição financeira, a ser anunciada brevemente pelo Banco Nacional de Angola (BNA), avança fonte segura do O Telegrama

António Dinis Lopes Mendes acaba de se despedir do Grupo Standard Bank Angola, onde trabalhou por 14 anos, e da presidência da Comissão Executiva do Standard Invest, cumprindo um mandato de 13 meses à frente desta unidade local daquele que é o maior grupo financeiro do continente africano.

Iniciou carreira no sector da banca há 25 anos, precisamente em 1999, tendo ingressado no Banco Comercial Português (BCP), como analista de crédito internacional. Em 2001 deixa o BCP e ingressa no Fortis Bank, um grupo financeiro de origem belgo-neerlandês que actuava no mercado bancário e de seguros.

Em Julho de 2006 reforça os quadros da Société Générale, um dos maiores bancos europeus, fundado em 1864. António Dinis Mendes ocupou a posição de vice-presidente até Junho de 2010, após ter permanecido durante dois anos na posição de Head of Middle Officeer, ou seja, o responsável por gerenciar o risco, calcular os lucros e perdas, assim como a garantia das execuções das transações.

Ingressa nos quadros do banco de origem sul-africano em Julho de 2010, tendo passado por diversos departamentos. Foi director de Crédito do Standard Bank Angola, com a missão de liderar e gerir uma equipa de forma a executar as políticas de crédito da entidade bancária e manter um regime de risco de crédito para permitir o crescimento do portfólio de crédito, tendo em atenção a melhoria da qualidade e a prevenção do risco de perdas.

Em Setembro de 2012, Dinis Mendes passa para director da Banca de Grandes Empresas, função que exerceu até Setembro de 2019, altura em que é nomeado director da Banca de Investimento, tendo sob sua responsabilidade uma equipa responsável pela execução das transações em finanças estruturadas, corporativas e mercados de capitais de dívida, em operações conjuntas com equipas baseadas em Joanesburgo e Londres.

Em Setembro de 2023, António Dinis Lopes Mendes é indicado presidente da Comissão Executivo da Standard Invest SDVM. Licenciado em Gestão, pela Universidade Internacional (Portugal), possui, entre outras formações, um Mestrado e MBA em Gestão, pela Universidade Lusíada (Portugal), uma Pós-Graduação em Direito Comunitário, pela universidade italiana de Urbino, um Masterclass in Client Management, pela Escola de Gestão da África do Sul da Universidade da Cidade do Cabo.

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês