Finanças & Wall Street

FMI destaca aprimoramento do sistema de previsão do BNA

Bernardo Bunga

27 Fevereiro, 2025 - 11:03

Bernardo Bunga

27 Fevereiro, 2025 - 11:03

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou o relatório de assistência técnica efectuada ao Banco Nacional de Angola (BNA), realizada entre os dias 20 e 24 de Maio de 2024, tendo como objectivo o fortalecimento das capacidades analíticas da instituição responsável pela política monetária de Angola para produzir análises e previsões para apoiar a formulação de políticas e a comunicação ao longo da transição para metas de inflação

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem alcançado avanços significativos na modernização e aprimoramento do seu sistema de previsão e análise de políticas (FPAS, sigla em inglês). Durante a missão do Departamento de Mercados Monetários e de Capitais (MCM, sigla em inglês) do FMI, foram analisados diversos componentes com destaque para a introdução de canais fiscais no modelo de previsão quantitativa (QPM) e para a avaliação crítica dos processos de elaboração de políticas adoptadas pelo Banco Central angolano.

As recomendações emitidas pela missão enfatizaram a necessidade de implementação de acções estratégicas de curto prazo, visando consolidar a transição para um regime de metas de inflação. O documento realça a importância de fortalecer a autonomia técnica do BNA no uso e aprimoramento contínuo dos seus modelos de previsão, garantindo que a instituição seja capaz de responder com maior agilidade e precisão às dinâmicas e incertezas da economia nacional.

“As recomendações procuram aumentar a apropriação do BNA dos seus FPAS e modelos para responder, de forma eficiente e sob demanda, aos desafios económicos que surgirão”, lê-se no documento.

Uma das recomendações com alta prioridade para curto prazo, feita pela instituição de Bretton Woods à intituição monetária do país, foi que se estendesse a janela de previsão para, pelo menos, 24 meses à frente e verificar as principais lacunas do modelo que estão sendo eliminadas no longo prazo.

“O BNA deve avaliar a qualidade das expectativas de mercado baseadas em inquéritos, particularmente para a inflação em horizontes de médio prazo”, recomendou o FMI.

A avaliação final da missão indicou que o actual estágio de desenvolvimento do sistema de previsão e análise de políticas (FPAS) da autoridade angolana reúne, de forma parcial, as condições necessárias para operar plenamente sob um regime de metas de inflação.

Partilhar nas Redes Sociais

Bernardo Bunga

EDITOR DE ECONOMIA & OIL

Bernardo Bunga é Editor de Economia & Oil no O Telegrama e possui mais de 5 anos de experiência em análise económica e planeamento financeiro. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), detém, também, o bacharel em Gestão Financeira pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN). Fez parte da equipa de consultores que prestou consultoria ao Banco Mundial, ao Ministério do Planeamento e ao Ministério das Finanças para a harmonização de salários e subsídios dos projectos da representação em Angola do Banco Mundial. Actuou como consultor na Global Education e na Knowledge – Consultores & Auditores. Possui formações em planeamento e estratégia de tomada de decisão, teoria das restrições – Lean e Six Sigma (TLS), Excel Avançado e Análise de Dados.
error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês