Finanças & Wall Street

“Gap” entre a taxa de câmbio oficial e do paralelo já é de 28% 

Maurício Vieira Dias

18 Janeiro, 2024 - 15:19

Maurício Vieira Dias

18 Janeiro, 2024 - 15:19

Analistas explicam que a razão do distanciamento entre as taxas de câmbio nos dois mercados se deve sobretudo à falta de divisas na banca nacional

O diferencial entre a taxa de câmbio da moeda norte americana no mercado oficial e no paralelo subiu para 28%, visto que, neste momento, o câmbio aplicado pelo Banco Nacional de Angola (BNA) por cada 1 dólar é de 828,7 Kwanzas, ao passo que no mercado informal 1 dólar custa 1060 kwanzas, apurou O Telegrama.

Em outras palavras, quem pretende adquirir cem dólar no mercado oficial precisa de ter aproximadamente 81 mil Kwanzas, enquanto nas kinguilas serão necessitários 106 mil kwanzas.

A moeda europeia também viu o diferencial entre as taxas de câmbio no mercado oficial e informal a crescer para 23%, sendo que no primeiro caso a nota de 100 euros está a ser transacionado por 90,7 mil Kz, ao passo que nas kinguilas o mesmo montante custa 112 mil.

Numa ronda efectuada pelos diversos bancos comerciais em Luanda constatou-se que o distanciamento entre as taxas de câmbio nos dois mercados deve-se à falta de divisas na banca nacional.

O Governo, por sua vez, justifica o aumento do diferencial entre as taxas com a queda da oferta de divisas proveniente das exportações e receitas petrolíferas do Tesouro do Estado, particularmente a partir do mês de Março do ano passado, lê-se no relatório de fundamentação do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024.

 

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês