O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) inicia, nesta segunda-feira (20), a primeira reunião do ano para definir a taxa básica de juros.
O encontro estende-se até ao dia de amanhã, terça-feira (21). Na tradicional conferência de imprensa, serão divulgados os dados que conduzirão a política monetária nos próximos 45 dias.
A expectativa é que o órgão responsável pela formulação da política monetária e cambial do País mantenha a taxa. Definida desde Maio último em 19,5%, em consequência da pressão inflacionista, a decisão estendeu-se até Novembro, período em que o governo de Manuel Tiago Dias se reuniu pela última vez em 2024.
O reforço desta expectativa é o comportamento da inflação que fechou o ano em 27,5%, a mais alta dos últimos 8 anos acima dos 19% previstos pelo Banco Central no início de 2024. A mesma foi revista, por duas vezes, em Maio, e cifrou-se em 23,4%, e, em Novembro, em 27%.
No ano de 2024, o CPM elevou, apenas, por duas vezes, a taxa directora BNA, em Março de 18% para 19% e, em Maio, para 19,5%.
As reuniões do CPM têm um intervalo de 45 dias. No primeiro dia do encontro, a cúpula do BNA analisa as possibilidades e define a taxa básica de juros.
No segundo dia são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias angolana e mundial e o comportamento do mercado financeiro.