Finanças & Wall Street

Mário Gavião deixa presidência da comissão executiva do Banco Yetu

Nelson Francisco Sul

13 Abril, 2024 - 19:20

Nelson Francisco Sul

13 Abril, 2024 - 19:20

É a notícia em destaque no mercado financeiro doméstico. No Banco Yetu, os accionistas decidiram fazer uma alteração profunda nos órgãos sociais, afastando Mário Gourgel Gavião da Comissão Executiva. João Ferreira é o novo "homem forte" do terceiro maior banco em lucro entre os não sistémicos em 2023

No Banco Yetu, os accionistas decidiram alterar os órgãos sociais. Em reunião ordinária da mesa da assembleia-geral, que decorreu durante a tarde deste sábado, dia 13, foi decidido a descontinuidade de Mário Edison Gourgel Gavião na presidência da comissão executiva. Em seu lugar, foi indicado João da Costa Ferreira, que no mandato passado exercia funções de administrador executivo.

O novo Conselho de Administração é agora composto por 7 membros, sendo cinco executivos, um não executivo (PCA) e um administrador independentemente.

Abrahão Pio dos Santos Gourgel vai continuar como presidente do conselho de administração, conforme avançado anteriormente pelo O Telegrama. O novo figuro do banco deixa de existir a função de vice-presidente do conselho de administração, levando, por isso, ao afastamento de Maria Henriques Silveira.

A lista dos membros que integram o novo board do Banco Yetu, detido em 75,35% pelo banqueiro Elias Piedoso Chimuco, é completada por Azenaida Chimuco, Filipe Berardi, Paulo Fontes, Agostinho Pires Filipe e Rui Mangueira. Mangueira, que recentemente deixou a presidência do conselho de administração do Banco de Fomento Angola (BFA), vai ocupar a pasta de administrador independente.

Além de Mário Gavião, deixam de fazer parte da comissão executiva e do conselho de administração, os então administradores Calisto Bernardo dos Santos Ebo, Paulo de Lima Viegas e Américo Dila Cuvalela.

O Telegrama sabe que o novo conselho de administração acabou por tomar posse às 17 horas.

TEMAS DELIBERADOS

Entre os diversos temas, no segundo piso da Torre Maculusso, na rua Frederico Welwitsch, em Luanda, foram analisados e deliberados o relatório de gestão e as contas de 2023, o relatório de governo societário, o desempenho da administração e a fiscalização da sociedade em 2023, entre outros.

No exercício civil de 2023, o Banco Yetu ocupou o 14º lugar entre os bancos mais lucrativo da banca nacional, apresentando um resultado líquido positivo de 8,816 mil milhões de kwanzas, representando uma quebra de 56% face ao lucro de 20 mil milhões Kz obtido em 2022.

A estrutura societária do banco é detida por Elias Chimuco (75,96%), Margarida Andrade (10,35 %), Deolindo Bule Chimuco (irmão de Elias Chimuco), com 10,35%, e as restantes participações estão em nome do ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos (1,67 %), e Manuel Francisco Tuta (1,67 %).

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês