Finanças & Wall Street

Quem é quem no futuro conselho fiscal da BODIVA

José Praia

9 Março, 2025 - 20:43

José Praia

9 Março, 2025 - 20:43

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola prepara-se para eleger os novos membros dos órgãos sociais. A Assembleia-geral Ordinária, a primeira após a alienação de 30% das participações estatais em bolsa, acontece dentro de 18 dias. Além da nomeação dos gestores executivos, fiscais e da comissão de remuneração, os accionistas irão analisar as contas de 2024. O Conselho Fiscal, a entidade que fiscaliza as acções do 'board', passa agora para quatro membros. Saiba quem é quem.

Gualberto Manuel Amaro Lima Campos

O seu primeiro emprego foi 1976, como assistente técnico no Ministério do Comércio Interno. Com uma longa carreira no sector financeiro, Gualberto Campos, 68 anos, exerceu funções relevantes em instituições internacionais como o Banco Mundial, onde desempenhou a tarefa de economista e consultor, entre 1997-2000, e, mais tarde, assessor principal do Administrador e do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 2000-2006.

Terminado funções nas Instituições de Bretton Woods, Gualberto regressa a Angola para integrar o board do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), como administrador. Conta ainda com a passagem como vice-Ministro do Planeamento para o Investimento Público (Ministério do Planeamento), vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA) e administrador não executivo do extinto Banco Micro-Finanças. É presidente do conselho fiscal da BODIVA, desde 2017, e integra o Conselho Económico e Social (CES) do Presidente da República.

Natural de Camacupa, este bieno fluente em língua portuguesa, Inglês, Francês, Espanhol e conhecimentos da língua local, Umbundo, formou-se em Economia pela francesa Universidade Jean Monet (1984), instituição onde concluiu, igualmente, um mestrado em Economia (1985). No ano seguinte, fez o segundo mestrado em Economia de Petróleos (DEA), promovido pelo Instituto Francês dos Petróleos (IFP) e pela Universidade de Borgonha (França).

O terceiro mestrado em Gestão de Políticas Económicas, pela Universidade de Columbia (EUA), concluiu em 1996.

Adebayo Manuel João Vunge

Um dos maior estratega do País em comunicação institucional, Adebayo foi jornalista entre 1999 a 2011, porta-voz da operadora de telecomunicações Unitel (2006-2008), responsável de Comunicação e Marketing Institucional para a Reforma Tributária do Ministério das Finanças (2011-2012) e Adido de Imprensa na Embaixada de Angola em França (2012-2015).

Licenciado em Comunicação Social, no Instituto Superior Privado de Angola (UPRA), e mestrando em Economia do Desenvolvimento, pela Universidade Agostinho Neto, em 2015 foi convidado por Armando Manuel, então ministro das Finanças, para desempenhar a função de director de Comunicação Institucional daquele departamento ministerial. Acabou por permanecer no cargo durante 9 anos, tendo gerido a comunicação interna e externa de Archer Mangueira e Vera Daves de Sousa, respectivamente, ex e actual ministra das Finanças.

O seu percurso profissional conta ainda com a passagem na MSTelcom, a subsidiária de serviços de telecomunicações para a indústria petrolífera do Grupo Sonangol, onde desempenhou funções de vogal no Conselho Fiscal. Actualmente, é administrador Independente na Unitel SPM (Unitel-Money), tendo sob olhar os departamentos da Auditoria Interna, Compliance e Risco. Na BODIVA, Adebayo vai ocupar a função de primeiro vogal do Conselho Fiscal.

Zuraine Yolanda Ramos Figueira

Em 2015, concluiu a licenciatura em Contabilidade e Administração, na Universidade Católica de Angola. Exerce, acumulativamente, a função de segunda vogal do Conselho Fiscal da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e de directora do gabinete da secretária de Estado do Orçamento. No Ministério das Finanças, foi chefe de secção administrativa e chefe do Departamento Administrativo e Financeiro.

Ailton Djaír José Victalino Silva

Vai estreitar-se como vogal do Conselho Fiscal da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA). Tem 42 anos, licenciou-se em Gestão e Marketing, para pequenas e Médias Empresas e possui duas pós-graduações em Gestão de Petróleo e Gás.

Tem uma vasta em controladoria financeira e planeamento, com passagens em Empresas Públicas, ligadas ao Ministério dos Transportes, e privadas dos ramos de petróleo e gás. Atualmente, Ailton exerce funções de director financeiro do Fundo Rodoviário e Obras de Emergência.

Partilhar nas Redes Sociais

José Praia Pedro

EDITOR DE EMPRESAS & MERCADOS

No início do verão de 2024 juntei-me à equipa de jornalistas da revista O Telegrama, dividido entre a Editoria de Economia & Oil e a Editoria de Empresas & Mercados. Professor de matemática, fiz licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN). Tenho a responsabilidade de manter debaixo de olho tudo o que se passa no panorama dos negócios empresariais e, sobretudo, nos mercados financeiros domésticos e internacionais, desde a ‘Bolsa de Luanda’ (BODIVA), de New York Stock Exchange (NYSE) e NASDAQ, passando pela chinesa Shanghai Stock Exchange Euronext; Hong Kong, Saudi Exchange até a Bolsa de Valores de Londres ou, se preferirem, London Stock Exchange.
error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês