Os candidatos propostos para dirigirem nos próximos quatro anos a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) serão eleitos na reunião da Assembleia Ordinária dos accionistas, aprazada para o dia 28 de Março.
Em análise, estarão 11 pontos, sendo o primeiro a deliberação sobre o relatório e contas anual e o parecer do conselho fiscal, relativos ao exercício de 2024, incluindo o governo societário. O segundo ponto refere-se “à proposta de aplicação dos resultados do exercício de 2024” e no terceiro proceder-se-á “à apreciação do desempenho geral da administração e fiscalização da BODIVA”.
A assembleia-geral vai ainda “deliberar sobre a proposta de atribuição de remuneração variável à comissão executiva” e a “proposta de ratificação dos administradores cooptados pelo conselho de administração”.
Antes da eleição dos novos órgãos sociais, os accionistas da BODIVA vão destituir os membros do mandato do quadriénio 2022-2025. Apresentamos, em resumo, o perfil dos nomes em cima da mesa para os próximos quatro anos.
Valentina Matias de Sousa Filipe
Tem 61 anos, fez Licenciatura em Economia em 1986, na Escola Superior de Economia “Bruno Leuchner”, em Berlim, antiga República Democrática Alemã (Ex-RDA). Valentina concorre a um segundo mandato como presidente do Conselho de Administração, cargo que exerce desde 23 de Setembro de 2022.
No passado, a gestora foi administradora executiva do Fundo Soberano de Angola, deputada à Assembleia Nacional, secretária de Estado das Finanças, presidente do conselho fiscal do Fundo de Desenvolvimento Económico e Social, administradora do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), directora nacional do tesouro, coordenadora do Projecto Executivo para a Reforma Tributária, entre outros cargos.
Cristina Giovanna Dias Lourenço
Estudou na Universidade de Londres, propriamente na Faculdade de Londres de Ciência Política e Económica (London School of Economic and Political Science -SLE), onde fez a licenciada em Gestão, em 2012. Na Pace, uma universidade sediada em Nova Iorque, Cristina fez mestrado em Gestão de Investimentos e Finanças, em 2014.
O seu percurso profissional dá-se precisamente na BODIVA (2014), tendo sido uma das pioneiras na sua constituição, onde, na qualidade de analista de mercados, foi responsável por analisar as transações de mercado e produzir estatística do mercado, gerir a plataforma de negociação (SIMER) e formadora do curso de preparação de técnicos de negociação de mercados regulamentados, entre outras tarefas. Em 2016, dois anos depois de integrar a BODIVA, Cristina é nomeada directora-geral-adjunta da UTAP, a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos com Financiamento Externo. Em 2020, regressa a BODIVA como administradora, sendo responsável pelo pelouro de Finanças, Comunicação e Intercâmbio. Actualmente, com a saída de Walter Pacheco, em finais de Janeiro, Cristina Lourenço exerce interinamente a função de presidente da Comissão Executiva.
Natália Carvalho de Jesus de Matos
De 43 anos, concluiu a sua licenciatura em Informática de Gestão, pela Universidade Privada de Angola (UPRA), e detém várias formações ligadas ao mercado de capitais em nstituições internacionais.
Começou a trabalhar no mercado financeiro em 2007, no Banco Internacional de Crédito (BIC), como técnica júnior da área de Operações. Três anos depois muda-se para o Standard Bank Angola, como técnica sénior da área de Operações, função que exerce durante dois anos, para, em 2012, ascender à Coordenadora.
Em 2014, logo no início da criação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), Natália integra o primeiro núcleo de colaboradores da entidade responsável pelo mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados, assumindo o posto de técnica sénior do Departamento de Liquidação e Custódia, onde foi responsável pela gestão técnica e operacional dos serviços de codificação, custódia e liquidação de valores mobiliários. Em 2018 é elevada à função de directora do referido departamento, função que exerce até janeiro deste ano, altura que ascende ao board, como administradora executiva interina.
Cleiton Pereira Barros
Licenciatura em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade Agostinho Neto, conta com uma pós-graduação em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa (ISEG).
Foi quadro da consultora PwC. Entrou em 2008 e, até Janeiro de 2018, foi um dos gestores do departamento de relatórios e estratégias fiscais, conhecido por TRS (Tax Reporting & Strategy). Em 2018, integrou a BODIVA, ocupando a função de director do Departamento de Finanças e Património, cargo que exerceu até à assunção ao cargo de administrador executivo interino.
Dilson Paulo da Costa Gaspar
Licenciado em Economia, pela Universidade Católica de Angola, e detém o MBA em Gestão de Negócios, pela Católica Business School Alliance (CBSA), além de acumular diversos cursos executivos ligados ao mercado de capitais. Foi consultor-investigador no Centro de Estudos de Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola, e analista financeiro na transportadora aérea de Angola, TAAG.
Conta ainda com passagens na Comissão do Mercados de Capitais, onde assumiu funções de Chefe de Divisão de Estudos e Estatística, subdirector do Gabinete de Desenvolvimento de Mercado e Assistente do Administrador Executivo. Integra a BODIVA desde Outubro de 2020, primeiro como coordenador do Gabinete de Vigilância de Mercado e Sistemas e, desde 2021, como Administrador Executivo.
Kalussevico Panzo Miguel
Na Universidade Agostinho Neto, cursou direito e frequenta o mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais. Possui, ainda, quatro pós-graduações, nomeadamente em direito bancário, direito das sociedades, direito dos valores mobiliários e em gestão de empresas.
O seu primeiro emprego profissional foi no Ministério da Justiça, onde actuou como ajudante de escrivão no Tribunal Provincial de Luanda e, em 2012, é admitido como professor na Universidade Metodista. A sua entrada no sector financeiro dá-se em 2014, na Comissão do Mercado de Capitais (CMC), onde foi técnico sénior do Gabinete Jurídico e de Contencioso, Assistente do Administrador Executivo e Director do Gabinete Jurídico e de Contencioso. Integra a BODIVA, como administrador executivo, em Setembro de 2022.
Rodrigo Miguel Ndombele Kinsukulu
De 41 anos, licenciou-se em 2008, em Gestão Financeira na University of South Africa. Possui uma pós-graduação em Executive Master em Gestão Bancária, pela Católica Business School Alliance, em 2014. Entra na banca em 2009, através do Grupo Absa, um dos maiores grupos bancários e financeiros do continente africano, onde começou como estagiário no departamento de Contabilidade, tendo, um ano depois, ascendido a função de analista de negócios.
No terceiro trimestre de 2010, ingressa no Standard Bank, como gestor de transacções monetárias e, mais tarde, responsável de Departamento de Negociação da Sala de Mercados. Desde 2017, Kinsukulu exerce o cargo de director de Mercados de Capitais – Direcção de Mercados de Capitais. Cumulativamente, integra o Conselho de Administração da BODIVA, como Administrador Não Executivo, desde Agosto de 2022.
Adelino Agostinho Amílton Manecas
Vai estrear-se como novo membro da BODIVA. Licenciado em Economia e Gestão, pela Universidade Católica de Angola (UCAN), tem uma larga experiência em consultoria e auditoria financeira, tendo, entre outras funções, ocupado o cargo de Administrador Executivo na Multicrédito – Sociedade de Microcrédito, S.A, entre 2021 a 2024.