Walter da Cruz Pacheco, presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), renunciou ao cargo por motivos profissionais, marcando uma saída abrupta para um dos líderes mais proeminentes do marcado de capitais, cujo mandato terminaria em fevereiro de 2026.
Pacheco deixa a BODIVA após quatro anos em funções, tendo substituído, em 2021, o agora secretário de Estado para o Tesouro, Ottoniel dos Santos. Antes de dirigir a Comissão Executiva da sociedade gestora de mercados regulamentados, Walter Pacheco desempenhou funções de director-geral na Unidade de Gestão de Dívida Pública (UGD) do Ministério das Finanças.
Formado em Economia e Gestão pela Universidade de West of England Bristol, Walter teve a proeza de inaugurar a Bolsa de Acções, com a admissão de quatro empresas, duas do sector bancário (BAI e BCGA), uma do sector de seguros (ENSA) e uma financeira (BODIVA).
Quem também renunciou ao cargo, por motivos profissionais, é Odair José Rodrigues da Costa, que chegou ao board da BODIVA em 2019.
Licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade Técnica de Lisboa, Odair foi, ainda, coordenador do Departamento de Negociações (Head of Trading) por um período de cinco anos. Responsável pelo processo de implementação e desenvolvimento dos diversos segmentos de mercado da BODIVA (obrigações, acções e outros instrumentos), a sua trajectória profissional conta ainda com passagem pelo sector bancário, onde exerceu funções de gestor de carteira de investimento (Trader) no Banco Valor e de Personal Financial Advisor, no Banco BEST.