Finanças & Wall Street

Walter Pacheco e Odair Costa deixam a BODIVA

Adnardo Barros

30 Janeiro, 2025 - 17:12

Adnardo Barros

30 Janeiro, 2025 - 17:12

O pedido de renúncia foi aceite pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que, na qualidade de representante do accionista maioritário (Estado) da sociedade gestora de mercados regulamentados (BODIVA), deve indicar os novos membros do conselho de administração numa assembleia-geral aprazada para Março próximo. Os dois executivos vão abraçar novos desafios junto de novas instituições financeiras no mercado angolano

Walter da Cruz Pacheco, presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), renunciou ao cargo por motivos profissionais, marcando uma saída abrupta para um dos líderes mais proeminentes do marcado de capitais, cujo mandato terminaria em fevereiro de 2026.

Pacheco deixa a BODIVA após quatro anos em funções, tendo substituído, em 2021, o agora secretário de Estado para o Tesouro, Ottoniel dos Santos. Antes de dirigir a Comissão Executiva da sociedade gestora de mercados regulamentados, Walter Pacheco desempenhou funções de director-geral na Unidade de Gestão de Dívida Pública (UGD) do Ministério das Finanças.

Formado em Economia e Gestão pela Universidade de West of England Bristol, Walter teve a proeza de inaugurar a Bolsa de Acções, com a admissão de quatro empresas, duas do sector bancário (BAI e BCGA), uma do sector de seguros (ENSA) e uma financeira (BODIVA).

Quem também renunciou ao cargo, por motivos profissionais, é Odair José Rodrigues da Costa, que chegou ao board da BODIVA em 2019.

Licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade Técnica de Lisboa, Odair foi, ainda, coordenador do Departamento de Negociações (Head of Trading) por um período de cinco anos. Responsável pelo processo de implementação e desenvolvimento dos diversos segmentos de mercado da BODIVA (obrigações, acções e outros instrumentos), a sua trajectória profissional conta ainda com passagem pelo sector bancário, onde exerceu funções de gestor de carteira de investimento (Trader) no Banco Valor e de Personal Financial Advisor, no Banco BEST.

Partilhar nas Redes Sociais

Adnardo Barros

EDITOR DE FINANÇAS & WALL STREET

Adnardo José Barros é Editor de Finanças & Wall Street no O Telegrama. Começou a carreira de jornalista económico em 2021 no Jornal Mercado e, mais tarde, pela Forbes África Lusófona. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), foi técnico de contas no Banco BAI Microfinanças (BMF) e possui ainda formações em auditoria, contabilidade e fiscalidade.

+ LIdas

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês